Insuficiência cardíaca
O que é a Insuficiência Cardíaca?
está associada a um elevado número de hospitalizações e mortalidade…
Insuficiência
Cardíaca
Trata-se de uma síndrome caracterizada pela incapacidade do coração em bombear o sangue de maneira adequada e suficiente para suprir as necessidades de oxigénio e de nutrientes dos tecidos e órgãos do corpo. Como consequência, há acumulação de fluidos no organismo, nomeadamente nos pulmões e noutras partes do corpo, como nas pernas e no abdómen1.
Na maior parte dos casos, Insuficiência Cardíaca resulta de doenças já existentes, que provocaram lesões ou esforçaram demasiado o coração, o que leva a uma incapacidade deste órgão em exercer suas funções de forma adequada.
Segundo a Revista Portuguesa de Cardiologia, perspetiva-se um aumento da prevalência e da incidência da Insuficiência Cardíaca no mundo e também em Portugal nos próximos anos.2

Deve estar atento aos principais fatores de risco e consultar um médico regularmente, por forma a receber um tratamento adequado e o mais rápido possível. Os principais fatores de risco da insuficiência cardíaca são1:
Pressão alta
Ataque cardíaco
Válvulas cardíacas
anormais
Aumento do coração
Histórico familiar de
doença cardíaca
Diabetes
É importante manter uma dieta adequada, bem como praticar exercício físico e não fumar!
não pode ignorar!
Preste atenção aos sintomas. Se apresentar estes sintomas ou se os observar em alguém próximo, consulte um médico.
Fadigaou fraqueza
Inchaço nas pernas,tornozelos e pés
Batimentos Cardíacos aceleradosou irregulares
Falta de ar ou redução da capacidadepara fazer exercício
Tosse persistentecom expetoração
Maior necessidade de urinardurante a noite
Inchaço do abdómen
Ganhos rápidos de peso(p. Exe. 2-3 kg em 3 dias)
Falta de apetitee náuseas
Cerca de 1% das pessoas com menos de 65 anos sofrem de insuficiência cardíaca, 7% das pessoas com idades entre os 75 e os 84 anos têm insuficiência cardíaca e aumenta 15% nas pessoas com mais de 85 anos.
É a causa mais comum de internamento em doentes com mais de 65 anos de idade4.

A Insuficiência Cardíaca é uma doença crónica. Como tal, o seu médico irá receitar-lhe alguns medicamentos, que deve tomar de forma ininterrupta. Se tiver algum efeito adverso, não deve suspender nenhum dos medicamentos, sem falar primeiro com o seu médico ou farmacêutico.
A Insuficiência Cardíaca não deve ser ignorada. Para além da medicação, poderá necessitar de outra abordagem que não medicamentosa.5,6.

2. Revista Portuguesa de Cardiologia. Disponível em https://www.revportcardiol.org/pt-pela-melhoria-do-tratamento-da-articulo-S0870255116302979, consultado em 19/10/2020
3. Insuficiência Cardíaca, Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Xw7N3HSNQw4, consultado a 10/11/2020
4. ESC Heart Failure Matters. Disponível em https://www.heartfailurematters.org/pt_PT/, consultado em 19/10/2020
5. Stewart S et al. Circ Cardiovasc Qual Outcomes. 2010 Nov;3(6):573–80
6. National Cancer Institute (NIH). Surveillance, epidemiology, and end results program. Cancer stat fact sheets. Disponível em http://seer.cancer.gov/statfacts, consultado em 10/11/2020