Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

Como se trata
a DPOC?

A doença pulmonar obstrutiva crónica não tem cura, no entanto, a sua progressão pode ser retardada através da adoção de algumas medidas.1 Segundo um estudo da Fundação Portuguesa do Pulmão sobre a prevalência de tratamento da DPOC em Portugal, existe um subdiagnóstico da DPOC e uma potencial baixa adesão dos doentes ao tratamento.2
Tabagismo
Uma vez que o tabagismo é a principal causa de desenvolvimento de DPOC, a cessação tabágica é fundamental para melhorar a sintomatologia e simultaneamente ajudar a desacelerar a evolução ou o aparecimento da doença. O mesmo acontece com a cessação da inalação recorrente de químicos, fumos ou poeiras.
Tratamento clínico
O tratamento clínico, com a adoção de medidas farmacológicas, depende do grau de obstrução das vias aéreas, da gravidade dos sintomas e do número de exacerbações ocorridas no último ano.
Reabilitação respiratória
A reabilitação respiratória pode ainda ser necessária. Consiste na realização de um conjunto de exercícios adaptados à idade do doente e estadio da doença.
Adaptado de 1
Adicionalmente, a DGS recomenda que os doentes com DPOC tomem a vacina da gripe e a vacina antipneumocócica como prevenção da doença e das comorbilidades associadas.3
REFERÊNCIAS
1. NHS. Chronic obstructive pulmonary disease (COPD). Consultado em: www.nhs.uk/conditions/chronic-obstructive-pulmonary-disease-copd/symptoms/. Consultado a: 10.11.2020.

2. Fundação Portuguesa do Pulmão. Estimativa da prevalência de tratamento da DPOC em Portugal. Consultado em: https://bit.ly/2UFIgNk. Consultado a: 18.11.2020.

3. Direção-Geral da Saúde. Norma Diagnóstico e Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica – Norma nº 028/2011 de 30/09/2011 atualizada a 10/09/2013. Consultado em: http://gard-cplp.ihmt.unl.pt/Documentos/DPOC/diagnostico_e_tratamento_da_DPOC.pdf. Consultado a: 10.11.2020.

Veeva ID: PT-8209
Aprovado a 01/2021
saudeflix whatsapp sharesaudeflix telegram share