Cancro da Mama

Qual é o impacto das mutações
genéticas no cancro da mama?

QUAL É O IMPACTO DAS MUTAÇÕES GENÉTICAS NO CANCRO DA MAMA?
O impacto das mutações genéticas no cancro da mama
Apesar das caraterísticas físicas e do estilo de vida desempenharem um papel importante, também o perfil genético pode influenciar a probabilidade de uma mulher vir a desenvolver cancro da mama.

Aproximadamente 5-25% dos cancros da mama são causados pela presença de mutação genética BRCA 1/2, sendo que uma mulher portadora de mutação BRCA 1 tem 65-95% de risco de vir a desenvolver cancro da mama ao longo da vida. Estima-se que cerca de 90% de todos os cancros da mama hereditários sejam devidos à presença de mutação BRCA 1 ou 2.1

Para mais informação relativamente ao impacto das mutações BRCA no cancro da mama, poderá consultar a página da campanha saBeR mais ContA, uma iniciativa das associações Careca Power e Evita, da Sociedade Portuguesa de Genética Humana, da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, da Sociedade Portuguesa de Oncologia e da Sociedade Portuguesa de Senologia, apoiada pela AstraZeneca.

Abreviaturas

BRCA: BReast CAncer gene.

Bibliografia

1. ESMO Patient Guide Series – Ovarian Cancer. European Society for Medical Oncology. 2018. Disponível em: https://www.esmo.org/for-patients/patient-guides. consultado em setembro 2022.

Veeva ID: PT-13749
Aprovado a 09/2022
saudeflix whatsapp sharesaudeflix telegram share