Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica
O que provocaa DPOC?
A doença pulmonar obstrutiva crónica é provocada por uma exposição prolongada a substâncias nocivas, situação que provoca inflamação nas vias aéreas.3
Tabagismo
O tabagismo é considerado a principal causa de DPOC. Os químicos presentes no cigarro podem danificar os pulmões e as vias respiratórias. Por outro lado, a exposição ao fumo do tabaco, ainda que de forma passiva, pode representar um risco para o desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crónica.
Exposição ocupacional
A inalação de alguns tipos de químicos, poeiras ou fumos no local de trabalho tendem a provocar o desenvolvimento da DPOC.
Poluição atmosférica
A exposição prolongada a ambientes poluídos pode contribuir para o desenvolvimento de DPOC, no entanto, tal facto não se encontra comprovado cientificamente.
Genética
A genética pode determinar a suscetibilidade para o desenvolvimento de um quadro de DPOC, em particular se existir um défice grave no sangue da substância Alfa1-antitripsina, substância que serve para proteger os pulmões.
Idade
A maior parte dos casos de DPOC surge a partir dos 40 anos de idade.
Comorbilidades
A doença pulmonar obstrutiva crónica, quando associada a outras doenças respiratórias, como por exemplo a asma, pode contribuir para agravar a condição de saúde. É recomendável que os fumadores façam a avaliação de um quadro de DPOC anualmente e sempre que se manifestem sintomas.
Adaptado de 1 e 2
REFERÊNCIAS
1. British Lung Foundation. Alpha-1-antitrypsin deficiency. Consultado em: https://www.blf.org.uk/support-for-you/alpha-1-antitrypsin-deficiency. Consultado a: 10.11.2020.
2. Direção-Geral da Saúde. Norma Diagnóstico e Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica – Norma nº 028/2011 de 30/09/2011 atualizada a 10/09/2013. Consultado em: http://gard-cplp.ihmt.unl.pt/Documentos/DPOC/diagnostico_e_tratamento_da_DPOC.pdf. Consultado a: 10.11.2020.
3. NHS. Chronic obstructive pulmonary disease (COPD). Consultado em: www.nhs.uk/conditions/chronic-obstructive-pulmonary-disease-copd/symptoms/. Consultado a: 10.11.2020.